Campanha – CARNAVAL DE SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE 2012

O repertório imagético pernambucano relativo ao carnaval é imenso e ilimitado, diversas referências podem ser feitas a partir da observação de manifestações culturais como o nosso Frevo, o Cavalo-marinho, Caboclinho, Samba de côco, Ciranda, Bumba-meu-boi, etc.

Criar a representação de uma festa tão rica de elementos e referências sem cair no lugar comum é muito difícil, principalmente quando se está tão bombardeado de ideias e de representações tão incrivelmente bem elaboradas como as do Carnaval do Recife, Olinda e do Governo do Estado. Isso ainda é um desafio maior quando se está inserido em um contexto com prazos curtos e incertezas sobre diversar coisas como dimensões e temas do material.

A convite de Renata Lima, desenvolvi a identidade visual do carnaval da nossa última praia ao sul, São José da Coroa Grande, na divisa com Alagoas. Como briefing recebi a seguinte frase: Vai ter de tudo! Use elementos animados. Sinceramente não conseguiria desenvolver uma campanha baseada em um “briefing” como esses se eu não fosse um bom conhecedor do nosso carnaval e amante das manifestações culturais.

Evitei criar algo muito popular e ao mesmo tempo evitei que ficasse muito erudito e o público não se identificasse com uma festa que é DELE na verdade. Busquei elementos figurativos de cada uma das manifestações populares que poderiam ser representadas nesse evento e, seguindo o briefing, procurei deixar tudo isso com aspecto de festa e animação. Criei pensando na frase: De todos os Ritmos. Como um Slogan, mas esse não poderia ser utilizado pela campanha mas, mesmo assim,  isso me serviu de guia e de “Toró de Palpites” (brainstorming) para toda a criação.