Branding | Núcleum Consultoria e Assessoria

Quando Amanda Gonçalves me procurou, conversou sobre a empresa que estava abrindo com o marido e outra sócia. A empresa em questão era um núcleo de Consultores e Assessores empresariais.

O nome, derivado de uma lista enorme que ela mesma me enviou, não poderia ser mais perfeito que isso: NUCLEUM que remete à concentração de objetos, serviços, vida, em torno de um centro de onde se irradiam diversas coisas. Adorei esse nome e já comecei a pensar em um monte de coisas que poderiam compor a identidade da empresa mas uma palavra dita por Amanda me chamou a atenção e me fez criar de forma mais livre: “Inovação”. Conheci o pequeno escritório deles e percebi que eles têm bom gosto e preocupação com o aspecto visual da empresa, e isso me influenciou bastante.

Quando penso em núcleo, pendo em átomo, ovo, gema, célula, algo que tenha em seu centro (ou próximo dele) o princípio de tudo, de onde se irradiam as energias, as forças, as ideias. Depois de alguns experimentos, testes e combinações, cheguei a uma composição, que, a mim, agradou muito. Mas me preocupava uma coisa: será que a cliente vai gostar disso? Será que a Nucleum quer ser representada dessa forma?

Lembrando sempre que estamos em Caruaru, interior  de Pernambuco e inovação nem sempre é sinônimo de seriedade e me preocupa o fato de o cliente que trabalha com as áreas contábil e jurídica, principalmente, ser interpretado de forma incorreta.

A marca, inspirada em átomos e células foi concebida para representar todas as áreas da NUCLEUM, assim, cada setor teria uma cor característica e todos estão representados no símbolo principal. Utilizei tipografia sem serifa e sólida para representar equilíbrio e seriedade, já que a marca tende a ser mais contemporânea e a marca principal possui tipografia nas cores preto e cinza, para oferecer mais segurança, peso à composição. Nas marcas setoriais, as cores seguem cores que representam suas áreas da melhor forma possível, de acordo com estudos de psicodinâmica das cores, mantendo sempre o símbolo principal e uniformidade gráfica.